domingo, 14 de agosto de 2011

ANAIS/ESTÁGIO EM GESTÃO EM AMBIENTES ESCOLARES

Aprendizagens através da recreação em brincadeiras, espaços e tempos dirigidos


Marcia Rejane dos Santos Menger – acadêmica de Pedagogia – Centro Universitário Metodista, IPA – marciarsmenger@hotmail.com

Jussara Fernández- jussaralobato@metodistadosul.edu.br – Supervisora Acadêmica de Estágio

Resumo

O Projeto de Trabalho Da formação a ação: Professores estudando e recriando brincadeiras dirigidas na recreação, idealizado pelo corpo docente, equipe de Gestão e por esta acadêmica de Pedagogia, tendo sua construção com base nas observações realizadas, pautado em conversas com a comunidade escolar da E.E.E.F. Baependi, onde o tema escolhido tendo como objetivo oportunizar aos professores a ampliação do repertório de ações pedagógicas, num espaço físico e tempo limitados, com a preocupação relacionada com o prazer, o lúdico e as relações com o meio, que serviriam de suporte para futuras aprendizagens, onde a recreação e as brincadeiras dirigidas são o alvo a ser trabalhado na atuação do professor, pois a escola não propicia esse tipo de atividade para as crianças. E por considerar que é por meio do brincar que a criança se abre para o mundo e para o conhecimento, enfatizando a importância dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino. Assim, na escola existe a oportunidade para práticas corporais, que é de suma importância no desenvolvimento integral da criança, pois a teoria piagetana (1982) nos mostra que “o professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir”,. o apoio dos envolvidos no projeto (equipe pedagógica, professores, alunos, funcionários e familiares) garante a efetivação deste procedimento metodológico. Nestes momentos de interação, as crianças e adolescentes, encontram oportunidade de se expressarem, utilizando múltiplas linguagens, deixando fluir a criatividade que possibilita ao ser humano criar e recriar seu mundo, estabelecendo relações com o contexto social. De maneira que se percebe que a escola é mais do que o espaço físico onde se aprende as letras e os números, ela tem um compromisso com a formação humana do aluno e deve levar em conta o meio em que vive este ser em formação. E, assim, através de jogos e brincadeiras, este grupo foi instigado a construir e transformar seu espaço, expressando seu imaginário, seus problemas, estimulando o raciocínio, possibilitando novos saberes e construção do conhecimento.
Palavras-chave: ação pedagógica, aprendizagem, gestão

1 Comentários:

Às 30 de setembro de 2011 às 01:05 , Blogger Dalvyn disse...

sou aluno da escola baependi e gostei muito da iniciativa.

 

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