sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pensando a Inclusão - LIBRAS

Dentro do movimento da política educacional inclusiva, que atualmente se faz, nota-se um empenho em proporcionar educação de qualidade para todos, considerando a singularidade de cada um. Dentre as NEEs, a surdez e a deficiência auditiva tem especial significado na educação, pelo fato de ser mais difícil a comunicação entre o educador e educando. Analisando o meio em que o surdo está inserido, pode-se usar vários recursos, visual, auditivo, táctil, para dar sentido na educação da criança em questão. Para tanto, a capacitação dos profissionais envolvidos precisa acontecer de forma continuada. Considerando-se a diferença básica entre ouvintes e surdos, deve-se destacar as peculiaridades dos surdos entre si, (tal qual os demais grupos de alunos com NNEs), para que se faça um trabalho inclusivo, visando alcançar o desenvolvimento cognitivo e social da criança surda. A proposta de expor o surdo a língua de sinais o mais precoce possível, para que se expresse, se justifica, por entender-se que a fala não é o único meio para criar significado, mas que deve-se usar toda e qualquer forma que envolva significação. Para tanto se necessita da presença de profissionais (educadores e intérpretes), bem como de adequações pedagógicas e curriculares para que se rompa com paradigmas centenários de atendimentos educacionais especializados, não permitindo que a questão linguística seja um simples código, mas seja capaz de transformações nas práticas escolares. De maneira que não existam atividades paralelas em sala, pois muitas vezes, as atividades ficam por conta do interprete, procurando refletir sobre as diferenças das línguas e o conhecimento que os alunos trazem. A inclusão exige pesquisas, discussões, debates, sobre as diferenças que constituem cada uma das Necessidades Educativas Especiais, sendo a academia um ambiente propício para que se levante hipóteses e rompa paradigmas, pois o ser humano tem suas peculiaridades, não existindo uma fórmula pronta na questão da aprendizagem, que pode ser construída no relacionamento cotidiano.


Fonte: A Inclusão Escolar de Alunos Surdos no Ensino Infantil e Fundamental: Buscando respeitar sua Condição Lingüística e suas Necessidades Educacionais Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Ana Claudia Balieiro Lodi

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