A Integração e a Inclusão na escola
O tema Prática Pedagógica Inclusiva e sua implicações no processo de aprendizagem é debatido com frequência na comunidade escolar. Garante a lei, que a escola deve oferecer oportunidade e condições para que o aluno desenvolva seu potencial, acontecendo assim seu crescimento cognitivo e social, independente de sua condição. Conforme Mantoan (1993)
A diversidade no meio social e especialmente no ambiente escolar é fator determinante do enriquecimento das trocas, dos intercâmbios intelectuais, sociais e culturais que possam ocorrer entre os sujeitos que neles interagem. (site Moderna)
É neste ambiente onde a diversidade oportuniza trocas que ocorre o crescimento dos saberes. Na valorização e reconhecimento da diversidade, aparece a identidade pessoal e social, construída nas relações cotidianas, cada uma com suas características próprias, uns diferentes dos outros, trazendo necessidades diversas, exigindo que a elas sejam garantidas condições apropriadas de atendimento. O que se constata nas escolas é maneira equivocada ao atender um aluno com NEEs, onde muitas vezes existe toda uma estrutura e não há pessoas preparadas para agir. Em outras ocasiões, o atendimento é feito sem os recursos necessários e desta maneira, não acontece a inclusão total do aluno, sendo que muitas necessidades poderiam ser atendidas com os recursos disponíveis na escola comum, havendo a compreensão, boa vontade e dedicação.
De acordo com Mantoan (1993)
A indiferenciação entre os significados específicos dos processos de integração e inclusão escolar reforça ainda mais a vigência do paradigma tradicional de serviços e muitos continuam a mantê-lo, embora estejam defendendo a integração! (site Moderna)
No que tange a Integração escolar, todos tem o mesmo direito, tem acesso garantido, porém nesta perspectiva, nem todos os alunos estão contemplados, são inseridos em parte, os casos são avaliados e quem tem comprometimento mais severo não tem oportunidade de frequentar a escola, pois nesta concepção, o aluno se adapta as condições oferecidas pela escola. O Plano Nacional da Educação fala da formação inicial e continuada dos professores para atendimento às necessidades dos alunos, mostra que os professores devem estar preparados e atualizados para atender o grupo. A cada dia aparece um novo desafio, uma nova demanda a ser vencida, e o professor preparado possibilitará ao aluno a construção do conhecimento para desenvolver-se de acordo com nível em que se encontra.
A Inclusão escolar gera uma mudança na instituição, todos se adaptam, a comunidade escolar prepara uma estrutura em razão das necessidades e particularidades dos alunos. Desta maneira, seja a escola regular o lugar capaz de levar a criança com e sem NNEs ao desenvolvimento pleno. Mesmo com políticas públicas definidas e instrumentos legais para garantir acesso universal, ainda há muito a ser feito para satisfazer as necessidades de aprendizagem, além de eliminar barreiras arquitetônicas, entre outras. Baseado na Declaração dos Direitos Humanos, de que todos são iguais, as condições de sobrevivência devem ser iguais. Já na Declaração de Salamanca fica representado e assegurado o direito fundamental à educação para todas as crianças, não importando como ela é, sendo que a escola deve ter um ambiente acolhedor a todos e promover condições para que possa construir conhecimento e assim contribuir para uma sociedade mais humana. No Brasil, muito já tem sido feito para que se cumpra o compromisso assumido na Assembléia Geral das Nações Unidas. A formação de educadores e transformação dos sistemas de educação em sistemas educacionais inclusivos são metas a serem complementadas.(Aranha, 2006)
Em ambiente menos restrito, com ruptura de paradigmas excludentes, flexibilização e adequação do currículo, que deve estar de acordo com o meio no qual está inserido a escola e condições de trabalho para os educadores, são algumas práticas pedagógicas inclusivas que respeitam a diversidade humana na comunidade educacional. Possibilitam que se desenvolva o processo de aprendizagem dos alunos, trabalhando defasagens, ressaltando a individualidade de cada um, de maneira que eles alcancem o potencial cognitivo e pessoal.
Referências
ARANHA, Maria Salete Fábio(organização). Educação inclusiva: a fundamentação filosófica, 2.ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação e Cultura Especial, 2006
MODERNA, fazendo escola com você. Integração x Inclusão: escola (de qualidade) para todos. Disponível em www.moderna.com.br/moderna/didáticos/ef/2/artigos. Acesso em 20jun2010
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