domingo, 13 de dezembro de 2009

BULLYING


Os atos de violência fazem parte das relações humanas, sendo que a violência juvenil, no ambiente escolar está se tornando um fenômeno mundial, causando grande preocupação, levando autoridades a adotar políticas públicas para prevenção deste fato, o BULLYNG. Este termo empregado com freqüência é assim usado pela dificuldade de tradução em diversas línguas. Envolve atitudes agressivas, físicas ou psicológicas, intencionais e repetidas, sem motivação aparente, numa relação desigual de poder, do forte sobre o frágil.
É algo de difícil identificação, pois habitualmente é ignorado ou não valorizado tanto por professores quanto por responsáveis pelo estudante. Deixa como conseqüência problemas físicos e psicológicos ao longo da vida dos envolvidos. Não há uma receita para solucionar o problema, mas é possível adotar medidas preventivas, onde o envolvimento de professores, funcionários, responsáveis, autoridades, autoridades e a sociedade em geral, elaborem políticas públicas que visem minimizar a ocorrência do bullying.
Com o advento da tecnologia, atualmente acontece o “Cyber bullying”, via Internet e celular, onde o autor atinge o alvo usando postagens em “sites” de relacionamento, ou mensagens ameaçadoras. Existe também jogos eletrônicos que incentivam a prática de bullying, sendo uma modalidade bastante preocupante, pois o alvo fica muito mais exposto a situações constrangedoras.

Referências:
LOPES Neto, AA. Diga não para o bullying. Jornal de Pediatria, vol. 81 nº 5 (supl.), p 164 – 172,

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial